Carne “Assada” com Especiarias na Panela de Pressão

Carne Assada com Especiarias Feita na Panela de Pressão

Essa receita, de inspiração grega, é especial pra mim. Primeiro porque é simplesmente divina e diferente, segundo porque é moleza preparar.
Dizem que na Grécia é comum colocar especiarias, principalmente canela, na carne vermelha. Por aqui, honestamente, fora essa eu nunca vi.
Eu peguei essa receita em algum site, há muitos anos, e não lembro qual, mas fiquei apaixonada. A carne fica macia, parecendo carne assada, e com um sabor sem igual.

Você pode colocar os temperos que quiser na marinada, mas alguns, como o vinagre e, claro, as especiarias, são obrigatórios. O vinagre é que ajuda a cozinhar a carne, que não vai leva água em seu cozimento! Sim, você vai ver que espetáculo! Anota aí.

Ingredientes (para 4 pessoas)

1 peça de cerca de 1,3 kg de miolo de acém, braço (paleta) ou coxão duro. Peça ao açougueiro para aparar as gorduras mais grossas mas sem picar a carne.
1 e 1/2 xícaras (360 ml) de vinagre branco (claro comum ou maçã) – imprescindível colocar
1/2 xícara de água (120 ml)
2 folhas grandes de louro picadas grosseiramente
1/2 cebola picada grosseiramente – opcional, mas além do sabor ajuda a deixar a carne macia
2 dentes de alho amassados – opcional
2 colheres de sopa de tempero desidratado “cebola, alho e salsa” (aquelas saquinhos de misturas de tempero prontas) – opcional
1 pau de canela
1 colher de sopa (cheia) de canela em pó – imprescindível colocar
1 colher de sopa de noz moscada ralada (de preferência ralada na hora)
4 cravos
3 colheres de sopa de molho inglês (Worcestershire)
Gotas de molho de pimenta a gosto (umas 5 gotas deixam suave) – opcional
Sal a gosto

Carne Assada com Especiarias (cravo, canela e noz moscada) feita na Panela de Pressão.

Vejam que linda essa carne marinando! <3

Como preparar

Coloque a carne em uma tigela grande, junte todos os ingredientes, misture bem e deixe marinando por no mínimo 3 horas em geladeira. Se puder deixar de um dia para o outro, melhor ainda. Vire-a, de vez em quando, pois a quantidade de líquido não é suficiente para cobrir a peça de carne e você vai querer que o tempero pegue em cada pedacinho dela!

Coloque a carne e toda a marinada, exceto o pau de canela, na panela de pressão. Não adicione água fervente, como em outras carnes feitas na pressão! Confia! Tampe e deixe em fogo médio por cerca de 40 a 50 minutos depois que a panela chiar.
Quando começar a sentir cheiro de carne tostada, desligue porque está pronta. Se por acaso abrir a panela e ainda tiver líquido, volte para o fogo, com a panela destampada, até secar e tostar um pouco para formar tipo uma casquinha, como em carnes assadas. Vai ficar meio escura, parecendo que tostou demais, mas é por causa do molho inglês e da canela. Vai por mim! Só não deixe queimar de verdade, claro. :)
Você pode servir essa carne com o que quiser. Eu costumo fazer quando preparo nhoque caseiro, ou mesmo um bom arroz e feijão fresquinhos, mas da útima vez servi com esse simples e gostoso arroz a grega aqui.
Façam! Garanto que será amor eterno.

Dicas

– se você tem preconceito com carnes de segunda, repense. São as mais saborosas e as que ficam mais macias na panela de pressão;
– se não tiver ou não quiser colocar todas as 3 especiarias (cravo, canela e noz moscada), ok, mas lembre-se que o nome da receita é carne com especiarias. rs. Ao menos a canela você tem que colocar, pois é o grande sabor dessa carne.

4 comentários em Carne “Assada” com Especiarias na Panela de Pressão

Comente!

Os comentários são super importantes para a troca de experiência e serão respondidos com o maior carinho. Por favor, educação e critério!

Vou moderar rapidinho e logo seu comentário aparece. Obrigada!