Cuscuz Marroquino com Legumes

Cuscuz Marroquino

Eu sempre gostei de cuscuz marroquino mas nunca havia feito. Daí, de repente, virou minha nova obsessão culinária. Em uma semana, fiz duas vezes – um com legumes, que ensino hoje, e outro também com legumes mas acrescido de maldosos pedaços de calabresa fresca grelhadinha. Aliás, cuscuz marroquino é super fácil de fazer e muuuito versátil. São grãos de semolina cozidos no caldo quente para hidratá-los e deixar os grãos soltinhos.
Você pode colocar o que quiser, dentro. Não precisa ser nada com cara de comida marroquina. rs.
Nessa receita eu ainda vou ensinar a fazer um caldo de legumes caseiro rapidíssimo. Acompanha!

Ingredientes (para 4 pessoas comerem bem)

2 xícaras de cuscuz marroquino (rende muuuuuito!)
2 e meia xícaras de água
1 colher de sopa cheia de manteiga ou margarina
1 cenoura grandona  (pode colocar mais, se quiser)
1/2 pimentão grande  (usei o vermelho)
1/2 xícara de cheiro verde bem picadinho (usei só cebolinha porque não tinha salsa)
1 pedacinho de cebola (só um teco, cerca de 1/8 de uma cebola)
1 folha de louro
Azeite para regar o cuscuz pronto (opcional)
Sal e pimenta do reino a gosto

Como preparar

Atenção, o texto tá longo porque tô explicando tin tin por tin tin, mas é bem fácil e rápido de fazer, pode confiar.

Corte a cenoura e o pimentão em cubinhos pequenos, como os da foto abaixo. Reserve.
Na travessa onde pretende servir, coloque o cuscuz e então a manteiga bem no centro dos grãos (foto abaixo). Reserve.
Coloque em outra tigela (ou pote plástico que possa ir ao microondas) a cenoura, o louro e o pedacinho de cebola. Junte as duas xícaras e meia de água e leve ao microondas por 10 minutos. Isso deixará a cenoura cozida al dente.  Se não tiver microondas, claro que você pode cozinhar em uma panelinha! Só fique de olho no tempo porque o gostoso aqui é a cenoura al dente – nem macia demais, nem dura.
Sim, com essa cenoura cozida nesse caldo temperado com louro e cebola você tem seu caldo de legumes caseiro em quantidade suficiente para hidratar o cuscuz! Gostou, né? rs :) Se por acaso tiver um teco de salsão, junte nesse caldo para dar mais sabor ainda. E, óbvio, se quiser pode usar apenas água e um cubo de caldo do sabor que preferir.
Agora é o seguinte, pegue uma peneira e verta o caldo da cenoura em cima dos grãos de cuscuz, mirando na manteiga. O caldo vai para a tigela de cuscuz e a cenoura ficará na peneira para ser usada em seu momento.  Tô ensinando meu jeito fácil que evita sujar mais louça. Despreze o louro e o pedaço de cebola que cozinharam junto.
O caldo tem que estar bem quente porque deve derreter a manteiga, ok?
Caldo dentro do cuscuz, agora mexa com delicadeza, usando um garfo, até que a manteiga derreta e incorpore aos grãos de cuscuz. Tampe bem essa tigela e coloque em um local abafado, como dentro do microondas. Esse é o momento em que os grãos de cuscuz cozinharão no caldo. Conte 8 minutos e então solte os grãos delicadamente com o garfo.
Agora “recheie” seu cuscuz marroquino! Adicione a cenoura, o pimentão (cru mesmo, fica ótimo!), o cheiro verde, tempere com sal e pimenta, regue um pouco de azeite e mexa tudo – sempre com delicadeza para não arrebentar os grãos.
Seu cuscuz marroquino está pronto para ser devorado! Vai por mim que essa receita vai virar rotina na sua casa!

Legumes para o Cuscuz Marroquino

Dicas

– invente, coloque o que quiser no seu cuscuz marroquino: abobrinha e berinjela salteadas, pedacinhos de tomate seco, alho poró, azeitonas, castanhas, pistache, pedacinhos de damasco seco, cubos de peito de peru, linguiça despedaçada grelhada, carne seca, frango desfiado….enfim! ô receitinha versátil!
– o cuscuz que usei foi da marca Casino (vendida no Pão de Açúcar), de grãos médios.

 

Um comentário em Cuscuz Marroquino com Legumes

Comente!

Os comentários são super importantes para a troca de experiência e serão respondidos com o maior carinho. Por favor, educação e critério!

Vou moderar rapidinho e logo seu comentário aparece. Obrigada!