Espaguete Alho e Óleo com Brócolis

Espaguete alho e óleo com brócolis

Um dos meus pratos preferidos dessa vida! Fico gulosa, quando faço, e como muito mais do que deveria.
É comida simplérrima, ridiculamente fácil de fazer, mas cheirosa, saborosa, incrível!
Você não vai se arrepender de experimentar, então anote tudo e prepare!

Ingredientes (para 2 ou 3 pessoas)

1/2 pacote de espaguete
1 maço de brócolis (usei o ninja, mas pode ser o comum)
3/4 de xícara de azeite
6 dentes de alho bem picadinhos
2 ou  3 colheres de sopa de alho torrado industrializado (opcional – dá um gostinho a mais e uma aparência linda)
Sal e pimenta do reino a gosto

Como fazer

Cozinhe os galhos e algumas folhas (se estiverem muito grandes, rasgue) do brócolis como está acostumado. Se não estiver acostumado, leia as dicas abaixo.
Enquanto o brócolis cozinha, coloque a panela com água e um fio de óleo para cozinhar o macarrão.
Seu brócolis está cozinhando, sua água para o espaguete tá caminhando para a fervura e você já está com fome. Pegue então uma frigideira, coloque o azeite e frite todo o alho, exceto o alho torrado industrializado. Quando o alho “ameaçar” ficar dourado, desligue imediatamente porque com o calor do óleo quente ele ainda vai dourar por mais 1 ou 2 minutos mesmo desligado. Não deixe torrar demais ou então fica amargo! Atenção, o azeite cheio de alho frito deverá estar frio quando você for colocar na massa, senão a mesma cozinha mais e fica toda molenga, empapada, horrorosa.

A essa hora, sua água para o espaguete deve estar fervendo, então cozinhe-o al dente (é simples, cozido porém firme, não mole) ou siga o tempo da embalagem.
Enquanto o espaguete cozinha, tempere o brócolis cozido com sal e pimenta do reino a gosto.
Massa cozida? Escorra bem, volte para a panela, junte lá o brócolis, o azeite com alho frito, o alho torrado industrializado, mexa bem, prove o tempero e acerte, caso necessário, e tcha raaaan! Tá pronto.
É gostoso demais e o processo todo leva cerca de 25 minutos. Corra pra mesa e saboreie com calma.


Dicas

– só coloque sal na água que vai cozinhar macarrão quando a mesma já ferveu, do contrário demora mais para ferver e você gasta gás à toa!
– o alho frito torrado industrializado tem um sabor e cor que são difíceis de adquirir fritando em casa sem deixar com gosto amargo. Se puder, use-o para complementar o alho mais clarinho que você fritou e vai juntar ao espaguete;
– se não comprar o brócolis já higienizado, faça assim: corte os galhos do pé de brócolis e algumas folhas e despreze o caule. Coloque de molho em uma tigela com água até cobrir e cerca de meia xícara de vinagre. Espere 30 minutos, mexendo de vez em quando, e então escorra (e NÃO passe novamente em água limpa) e coloque o brócolis para cozinhar.;
– você pode cozinhar brócolis da forma comum, que é numa panela com água até cobrir, ou então no vapor (só faço assim), que é mais rápido e mantém melhor a cor do alimento. Se tiver panela de vapor (a de fazer arroz geralmente vem com um acessório pra isso), lindo, se não tiver faça assim: encaixe uma peneira de fritura de metal em uma panela alta. Coloque água nessa panela até uns dois dedos abaixo da peneira que está lá dentro. Coloque os brócolis e folhas dentro dessa peneira, tampe com a tampa da própria panela –  ou qualquer outra que cubra toda a peneira –  e cozinhe por uns 10 ou 15 minutos depois que a água ferver. Vá experimentando. Quando estiver al dente (macio sem estar mole) está bom.

peneira fritura

Peneira para fritura. Imagem: Di Pratos.

 

 

 

4 comentários em Espaguete Alho e Óleo com Brócolis

  • Gilmar  disse:

    Vale (muito) acrescentar à receita linguiça fresca (qualquer uma, do seu gosto) frita em pedaços pequenos. Fica ótimo, mesmo!

    • ~ Renata - Tá Bom de Sal? ~  disse:

      Quando eu coloco linguiça fresca sem pele, despedaçada, eu não coloco brócolis. Gosto muito, também. Linguiça e muito alho.
      Obrigada pela visita, Gilmar, e volte sempre.

  • Virgília  disse:

    Adorei suas dicas. Sempre faço esse macarrão e sigo os mesmo passos, exceto no uso do alho torrado industrializado. Também adoro esse prato. Da próxima vez, vou adicionar o alho industrializado e depois falo se gostei mais ainda…

Comente!

Os comentários são super importantes para a troca de experiência e serão respondidos com o maior carinho. Por favor, educação e critério!

Vou moderar rapidinho e logo seu comentário aparece. Obrigada!