Frango ao curry indiano

Frango ao curry indiano

Eu sempre digo que esse prato é de perfume, porque olha alguns dos ingredientes: gengibre, curry, alho, açúcar mascavo, leite de coco e manjericão. Ingredientes que cheiram bem, abrem o apetite e, nesse caso, misturados, resultam em uma comida absolutamente cheirosa e apetitosa.
Originalmente, o prato é bem apimentado, mas na hora de cozinhar você é quem mede isso, dependendo da quantidade de curry que colocar.
Você nunca comeu comida indiana? Eu aconselho a experimentar essa, porque é simplesmente incrível! Anote os ingredientes, prepare e impressione os sortudos que irão comer com você!

Ingredientes (para 2 pessoas)

1/2 kg de filé de frango picado em cubinhos ou tirinhas (eu faço cubos de + ou – 2 x 2 cm)
1 vidro de leite de coco
1 colher de sopa de gengibre bem picado ou ralado
2 dentes de alho bem picadinhos
1 colher de chá de curry em pó (pra começar)
3 colheres de sopa de açúcar mascavo (pra começar)
Sal a gosto
Um bom fio de azeite
Folhas de manjericão para finalizar
Arroz branco pronto para acompanhar

Como fazer

Coloque o frango picado em uma tigela e junte o gengibre e o alho. Misture bem e deixe descansar pelo menos uns 15 minutos.

Eu uso uma panela wok para fazer essa receita, mas se não tiver use qualquer panela ou frigideira com tampa.
Coloque uma boa quantidade de azeite em sua panela, aqueça bem e coloque o frango. Frite muito bem, mexendo de vez em quando, deixando-o levemente dourado.
Adicione o curry e o açúcar mascavo e mexa bem. Experimente e veja o que você quer acertar. Se achar apimentado demais, adicione mais açúcar e uma pitada de sal. Se achar muito doce, pode acrescentar mais curry ou apenas mais sal. Mas lembre-se: você ainda colocará o leite de coco, que suaviza tudo.

Acertado o nível de doce e de picante e coloque o leite de coco. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por uns 5 minutos. Experimente novamente o tempero, acerte, caso necessário, e então desligue. Salpique as folhinhas de manjericão, misture bem e está pronto! Não é difícil, é rápido e tenha certeza que você vai arrasar! Já fiz esse prato para dezenas de pessoas e nunca nenhuma disse que não gostou, inclusive as mais ressabiadas com comidas assim exóticas. Vai com fé e sirva com um arroz branco que eu garanto!

Dicas

– quando for fritar ou refogar qualquer carne, use-a em temperatura ambiente. Basta deixar uma hora fora da geladeira, antes de usar, ou aquecer no micro-ondas por 1 ou 2 minutos (dependendo da quantidade) em potência 5. Isso porque se você colocar uma carne gelada no óleo quente, o mesmo esfriará, fazendo com que a carne solte água e cozinhe em seu próprio suco, ficando dura (no caso da carne vermelha) ou cozida, branquela e toda quebrada, no caso do frango.
– existem diversas marcas de curry. Quanto mais barato, mais fraco. Eu uso o da marca India, que é nacional porém muito bem feito, de alta qualidade.
– para combinar, você pode adicionar pedaços de gengibre no cozimento do seu arroz e tirar no final. Ou substituir 1/3 da água por leite de coco. As duas formas ficam muito gostosas.

8 comentários em Frango ao curry indiano

  • Angelo Aparecido Gonçalves  disse:

    boa tarde.
    Ainda não fiz esta receita estou preparando um plano e peguei esta e outras receitas paraincluir. SÓ DE VER DEU AGUA NA BOCA.

  • Andrea  disse:

    Oi Renata.Não sei se vc lembra,mas conheci vc e seu marido num evento da Borges.
    Seu blog está lindo,bem feito e de bom gosto.Parabéns!!
    Esta receita é incrível.Uma dica: troque o arroz branco por basmati ou jasmim,mais suaves e aromáticos,combinam perfeitamente o marcante sabor deste curry.tente e me conte depois.
    Beijos e parabéns novamente.

    • ~ Renata - Tá Bom de Sal? ~  disse:

      Oi, Andrea, claro que me lembro! Eu e meu marido estávamos mesmo esperando seu contato!
      Vamos trocar uns e-mails para de repente fazer um jantar juntos?
      Sobre a receita, acredita que nunca usei nenhum desses arrozes? Quero muito experimentar, em breve farei e posto aqui.
      Beijão e obrigada!

  • christina  disse:

    ola, seus pratos sao de dar agua na boca,

    so uma dica acredito que curry indiano nao usa manjericao, pois manjericao eh eva italiana.

  • Jonathas  disse:

    O que é esse frango minha gente?
    Quando comi pela primeira vez, foi amor à primeira garfada!
    Rê, se essa receita não estivesse aqui, jamais te perdoaria!
    Vamos fazer???

    • ~ Renata - Tá Bom de Sal? ~  disse:

      Jô, vamos sim, só espera passar uns dias porque fiz e comi essa semana. Bjo!

Comente!

Os comentários são super importantes para a troca de experiência e serão respondidos com o maior carinho. Por favor, educação e critério!

Vou moderar rapidinho e logo seu comentário aparece. Obrigada!