Sanduíche de Cupim com Provolone

Sanduíche de cupim

Uma das coisas que eu mais adoro comer é cupim. Ô carne saborosa!
Costumo fazer para comer com batata tipo baked potato, então quando sobra eu faço esse sanduíche da receita. Fica um espetáculo! Para acompanhar, fiz maionese caseira com cheiro verde. Gostosa demais e combina muito bem!

Essa maneira de fazer cupim também é perfeita para depois colocá-lo na churrasqueira, porque cupim, se assar direto na mesma, demora cerca de 8 horas ou mais, dependendo do tamanho. Então, cozinhar antes na pressão facilita demais o trabalho. Aproveite a receita para fazer assim também! Ou seja, temos aqui 3 opções de refeições:
1) um delicioso sanduíche de cupim com provolone;
2) um cupim coringa para comer com arroz, com uma farofinha, com batatas de qualquer jeito, etc;
3) cupim para comer no churrasco.

Vamos fazer?

Cupim na panela de pressão

Olha que lindo o cupim já pronto e fatiado!

Ingredientes (rende 4 sanduíches no capricho!)

1 cupim de cerca de 800 gramas
250 gramas de provolone fatiado
2 tabletes de caldo de carne
2 folhas de louro
1/2 cebola picada
2 dentes de alho amassados ou picados
Sal e pimenta do reino a gosto
Óleo para fritar
Água fervente suficiente para cobrir o cupim na panela de pressão.

Como fazer

Primeiro retire toda gordura mais grosseira e/ou amarelada que encontrar na sua peça de cupim. Então esfregue bastante (porque na água vai diluir bem) sal e pimenta do reino por toda a carne, inclusive pontas e laterais, e deixe descansar de 15 a 30 minutos. Enquanto isso, coloque água para ferver, pique a cebola e o alho e reserve.
Cupim descansado, cubra com óleo todo o fundo da sua panela de pressão e sele a carne. O que é selar? Fritar muito bem a carne por TODOS os lados, inclusive pontas e laterais, até ficarem bem douradas. Isso preserva o suco de dentro da carne deixando-a macia, com uma cor linda e mais fácil de fatiar depois.
Sele muito bem! Deixe o bicho bem dourado. Quando terminar, acrescente a cebola, mexa, daí coloque o alho e mexa mais um tiquinho. Cubra com a água fervente, coloque os caldos e o louro e tampe a panela. Depois que chiar, conte 50 minutos (claro que isso depende de cada fogão. Se abrir a panela e a carne não estiver super macia, tampe e deixe mais uns 10 minutos ou quanto achar necessário) e tá pronto.
Fatie o cupim e coloque em uma travessa que possa ir ao forno. Cubra com o provolone e leve ao forno pré-aquecido em temperatura máxima apenas para derreter o queijo.
Queijo derretido, abra o pão (usei português!), passe a maionese, coloque um bom tanto de cupim com queijo derretido e vai ali ser feliz!

A receita da maionese caseira com cheiro verde está aqui.

Dicas

– para esse sanduíche eu uso provolone, mas use o queijo que quiser, contanto que ele derreta;
– se for cozinhar o cupim para depois finalizá-lo na churrasqueira, deixe-o semi-cozido. Conte assim: para cada quilo de cupim, cerca de 40  minutos na pressão e depois mais cerca de 1 hora e meia na churrasqueira, embalado em papel celofane próprio para churrasco ou papel alumínio. Enrole a carne no celofane ou alumínio dando  3 voltas e apertando bem as laterais, para não abrir. Coloque-o na parte mais alta da sua churrasqueira;
– apesar de todo mundo saber que o cupim é uma carne gordurosa, procure escolher um que não tenha muita gordura aparente, porque por dentro com certeza ele terá o suficiente. Um cupim mais magrinho é possível!

2 comentários em Sanduíche de Cupim com Provolone

  • HERMELINDA  disse:

    este sanduíche é excelente para quem mora só, ou faz 1/2 receita ou divide para o almoço e janta……adorei……..

    • ~ Renata - Tá Bom de Sal? ~  disse:

      Isso, tia, você pode comprar um cupim pequeno e dividir em dois, congelando uma parte e fazendo outra, ou faz logo tudo e como sanduíche em uma refeição e o cupim com qualquer acompanhamento em outra. Não deixe de fazer, você vai adorar. Beijo!

Comente!

Os comentários são super importantes para a troca de experiência e serão respondidos com o maior carinho. Por favor, educação e critério!

Vou moderar rapidinho e logo seu comentário aparece. Obrigada!