Sorvete Italiano com Cobertura de Caramelo e Chocolate

Sorvete Italiano Duas Coberturas

A foto não tá ótima, mas o sorvete é um espetáculo!

Só o nome da receita já dá água na boca, não é?
Minha irmã e minha tia Zeni fazem esse sorvete há anos e, sei lá por que, eu nunca tinha feito.
Daí no Natal a Tia Zê fez, o marido comeu e ficou louco, me infernizou pra fazer em casa. Fiz.
Gente, é fácil e simplesmente incrível!
Como dividi a receita em passos, pode parecer complicada, mas vai por mim, não é.
Final de semana tá aí, tempo de enfiar o pé na jaca. Que tal experimentar e voltar pra me contar?

Ingredientes (rende uma forma média, serve umas 5 pessoas não muito gulosas)

01 lata de leite condensado
Leite na mesma medida da lata de leite condensado (o integral deixa mais cremoso)
3 ovos (claras e gemas separadas)
10 colheres de sopa de água
5 colheres de sopa de chocolate em pó ou 3 de cacau em pó (usei cacau em pó belga, da callebaut, e adicionei 2 colheres de sopa de açúcar. Se usar chocolate em pó, tipo aquele 2 Frades, não precisa adicionar açúcar)
1 caixinha de creme de leite ou 1/2 lata gelada sem soro (eu prefiro, fica mais firme, só que eu só tinha em caixinha)
5 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de açúcar (para a calda)
1/3 xícara de água fervente (para a calda)

Como fazer

Passo 01

Em uma forma própria para pudim, coloque 1 xícara de açúcar. Ligue o fogo no alto e vá mexendo até formar uma calda de caramelo dourado claro. Com MUITO cuidado por causa do vapor, junte 1/3 de xícara de água fervente, misture rapidamente e desligue o fogo. Leve a forma para uma superfície fria (mesa de granito, pia, etc) para o caramelo endurecer.

Passo 02

Junte em uma panelinha 10 colheres de sopa de água e 5 de chocolate em pó (eu usei cacau em pó belga, então coloquei 3 de cacau mais 2 de açúcar) e faça uma calda não muito grossa de chocolate. É coisa de 1 ou 2 minutos no fogo baixo. Coloque essa calda de chocolate por cima da calda de caramelo naquela forma. Reserve.

Passo 03

Fora do fogo, misture em uma panelinha o leite condensado com a mesma quantidade de leite e as 3 gemas. Leve ao fogo médio até engrossar, mexendo sem parar. Deixe esfriar. Quando estiver frio, junte 1/2 lata de creme de leite gelado sem soro ou 1 caixinha. Atenção: se por acaso essa mistura talhar (ficar cheia de bolinhas), depois de pronta bata rapidamente com mixer, fouet ou no liquidificador mesmo e ela voltará ao normal. Coisa rápida, 1 minutinho. Fazer misturas quentes com gemas tem sempre esse perigo.

Passo 04

Bata na batedeira, ou com o fouet, como preferir, as 3 claras em ponto de neve. Em seguida, adicione 5 colheres de açúcar. Bata por uns 2 minutos até ficar aquele merengue brilhante e firme.

Passo 05

Leve a forma com as duas caldas ao freezer por 5 minutos e retire. As caldas devem estar endurecidas.
Junte o creme de leite condensado ao merengue, misture bem e coloque na forma com as caldas geladas. Leve ao freezer, coberto com plástico filme, por pelo menos 8 horas. 
Sim, demora para endurecer, nem adianta querer fazer em cima da hora da refeição. O ideal mesmo é fazer de um dia para o outro.
Na hora de desenformar, coloque a forma na boca do fogão por uns 10 segundos APENAS. Passe a faca nas bordas e vire em um prato.
Depois de servir, volte o sorvete ao freezer. A não ser que vá se servir novamente em seguida, então mantenha na geladeira. Como não tem nenhum estabilizador ou emulsificante, esse sorvete amolece fácil, cuidado.
Enjoy! :)

Comente!

Os comentários são super importantes para a troca de experiência e serão respondidos com o maior carinho. Por favor, educação e critério!

Vou moderar rapidinho e logo seu comentário aparece. Obrigada!